sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

...passa dezembro, passa...


Gestante fica mais sensível e precisa cuidar do psicológico
da Folha Online


Não é só o formato do corpo da mulher que muda durante a gravidez: a mente também sofre alterações. Os hormônios, a percepção de que o corpo está tomando novas formas e o papel social que será assumido com a chegada de um bebê são algumas das causas das mudanças.


Para o obstetra Abner Lobão Neto, o psicológico da mulher é o fator mais importante na gravidez. "Tudo só funciona se a cabeça estiver boa. A mulher só se sentirá feliz se estiver equilibrada. Às vezes, pessoas altamente saudáveis podem ter uma gestação péssima porque estão mal de cabeça", diz.


A sensibilidade é o primeiro sintoma de que o comportamento da mulher está mudando em razão da gravidez. Uma palavra mal colocada ou um tom de voz mais elevado pode tocar a gestante -o que talvez não ocorresse antes."A grávida fica mais sensível.


O comportamento dela pode até parecer infantil, mas é uma maneira que ela tem para se defender de situações de estresse que não deveriam ser vividas durante a gestação", afirma a psicóloga Vera Iaconelli."Não fico irritada, mas o nervosismo aumentou.


Estou mais sensível, choro por qualquer coisa", diz a professora Maria da Conceição Machado Torrent, 40, grávida de seu primeiro filho. Ela faz aulas de hidroginástica para relaxar.A gravidez também faz com que a mulher reflita a história dela com a própria mãe, repensando ainda como será sua vida com o companheiro dali para frente. "O bebê acaba sendo um terceiro na relação", diz Vera.


Muitas gestantes, por não conseguirem lidar com tantas mudanças, procuram apoio psicológico. "Algumas aceitam bem e gostam, inclusive, de exibir a barriga. Mas há as que procuram tratamento porque não conseguem se enxergar como mãe, mesmo tendo planejado a gravidez", afirma a psicóloga Mercedes Marin Pedroso.


A rejeição do parceiro é outro motivo que causa depressão nesse período. "Há homem que não consegue tocar na mulher porque a vê como doente. Para alguns, a libido chega mesmo a diminuir", diz a psicóloga.



...Hoje estou me sentindo triste e chateada...


...Coloquei essa reportagem porque é isso realmente que acontece com nós gestantes, mas embora a gente queira que o mundo entenda isso, somente quem entende somos nós mesmas...


...Eu já me considero uma pessoa de humor instável, e sei que isso se acentuou na gravidez. Mas imaginem, o fato de eu estar grávida e sensível somado ao fato de estar trabalhando mais de 12 horas por dia, 2 horas de trânsito, chegar em casa só pra durmir, enjôos, stress do trabalho, definitivamente não tem quem aguente...


...ESTOU ESTRESSADA...infelizmente não queria estar assim, sei que o bebê sente o que a mãe está sentindo...e não queria passar esse sentimento para ele, mas quando esperamos a compreensão de quem está a nossa volta para aliviar um pouco desse peso, só encontramos julgamento, incompreensão...acham que estamos fazendo manha e que não temos motivos para ter vontade de surtar...


...reconheço que não posso usar a gravidez como desculpa para tudo, mas essa é a realidade...Estou sensivel sim, estou estressada sim, estou cansada sim...muito feliz com minha gravidez, mas precisando de um descanso URGENTE!!!


...e precisando que quem está perto de mim, por favor, me compreenda...

3 comentários:

Ritinha disse...

OOOOOO Linda fica assim não... eu não sei o que está pssando mais imagino viu...... e tenha forças, pois muitas pessoas gostam de ti... eu por exemplo.... te conheço só pela net, mais tenho um imenso carinho.... conte comigo p que presisar viu!!!

Bjinhus e fiquem bem!!!

Ritinha

Aline Lemos disse...

Rê,
É, nessa época, já é tudo muito corrido, o mês é curto pra tanta coisa q se tem pra fazer. Juntando isso às emoções a flor da pele que uma mulher grávida fica, não tem como não se estressar.
Mas se apoie em quem gosta de você, seu marido, sua família e aperte o F*** (rs) pra todo o resto! Daqui a pouco isso passa e você vai ficar mais tranquila, tenho certeza!
Beijo grande!!!

Anônimo disse...

Querida, eu sei exatamente o que vc está passando porque comigo tem sido do mesmo jeito. Eu fico com muita raiva de quem diz que gravidez não é doença, como se isso justificasse que a gente pode fazer qualquer coisa que uma pessoa que não está grávida faz. Mas nós sabemos que não é bem assim. O problema é que as pessoas (boa parte delas) têm grande dificuldade de se colocar no lugar da gente. Mas tenha fé e muita força porque esta é só mais uma fase. Daqui há pouco a gente vai estar com nossos bebezinhos lindos nos braços e tudo vai ter valido a pena! Beijo pra vc!